por Yegor Letov
(2023)
Yegor Letov ocupa um lugar único na cultura russa. Ele foi o fundador e único membro permanente da banda Grazhdanskaya Oborona [russo para "Defesa Civil", muitas vezes abreviado como GrOb, russo para "caixão"], uma das mais influentes bandas punk pós-soviéticas.
Nos anos 80, Letov foi o artista mais popular do punk siberiano. Ele também foi um anticomunista e uma vítima da psiquiatria punitiva soviética. No entanto, após o colapso da URSS, ele se juntou ao Partido Nacional-Bolchevique, posteriormente banido, e apoiou políticos pró-comunistas. Sua canção do final dos anos 80 "Tudo está acontecendo conforme planejado" tornou-se um sucesso entre guitarristas amadores que lhe deram o significado oposto. Não mais vista como devaneios de consciência do homem soviético em tempos de estagnação, ela se tornou um hino a uma era perdida. Nos anos 2000, Letov não era mais uma figura marginal, e se tornou um dos principais intérpretes do rock russo, um gênero definido por seus ouvintes adultos.
Após a morte prematura de Letov aos 43 anos, o interesse por seu legado cresceu, particularmente entre os adolescentes que não tinham memória nem da União Soviética nem da primeira década instável da Federação Russa.
Continue lendo…